Embora este tema pareça ser algo futurista, na realidade esta tecnologia já é utilizada por algum tempo. A aplicação da luz ultravioleta no tratamento da água começou a ser usada pelo cientista Ashok Gadgil (Califórnia – US). Ele percebeu que mergulhar uma lâmpada emissora de raios ultravioleta do tipo C num recipiente com água, tornava a água própria para o consumo humano.
Se esta tecnologia permite purificar a água para consumo humano, então esta mesma tecnologia trará muita vantagem e benefício, se utilizada para tratar a água de uma piscina.
Podemos destacar como vantagem na utilização da luz ultravioleta para tratamento da água da sua piscina, a eliminação de algas e bactérias da piscina, aumentando o nível de pureza da água, que dificilmente seria alcançada com a adição manual de cloro líquido ou granulado.
É nesta altura que já deve estar a se perguntar sobre o funcionamento desta tecnologia em piscinas. Vamos esmiuçar este tema, de uma forma simples, nesta publicação.
Como funciona o uso da luz ultravioleta em piscinas?
A aplicação da luz ultravioleta no tratamento de piscinas é simples e consiste na aplicação de um equipamento semelhante a um tubo com uma lâmpada ultravioleta no interior. Este “tudo” é acoplado, complementarmente ao sistema de filtragem da piscina, de forma a permitir a circulação da água pelo interior do equipamento com a lâmpada ultravioleta em funcionamento.
Nesta passagem pela luz ultravioleta, a água será purificada de microrganismos e retornará à piscina livre de qualquer contaminação microbiológica.
Os raios ultravioleta são eficazes contra os microrganismos causadores de doenças como: Legionella, bactérias que provocam diarreia, Teníase, Pneumonia, Gripe, Giardíase, entre outras doenças.
De realçar que o uso desta tecnologia, não exclui o uso do Cloro na piscina. Os equipamentos de tratamento da água por ultravioleta, realizam a limpeza da água que passam pelo equipamento, contudo ninguém pode garantir que toda a água da piscina entrará em contato com os raios ultravioleta.
Neste sentido é importante fazer o uso correto do cloro em complemento do uso da tecnologia da luz ultravioleta, no tratamento da água da sua piscina.
Acredito que esteja então a se questionar sobre o que muda numa piscina tratada com a luz ultravioleta!
A primeira coisa que irá perceber é que a água adquirirá uma característica mais cristalina. Uma outra coisa que perceberá é que o tratamento com luz ultravioleta na piscina permite reduzir a quantidade de cloro necessário para purificação máxima da piscina. Piscinas com ultravioleta podem economizar mais de 90% do volume de cloro normalmente utilizado.
A Aquazul Piscinas é especializada na construção, manutenção e reparação ou reabilitação de piscinas. Necessita de ajuda na análise da melhor solução de tratamento para a sua piscina?
Clique no botão abaixo e solicite a ajuda de um especialista.